Aula de campo - Ação Educativa no Horto Florestal

domingo, 25 de julho de 2010

Acompanhados pelas professoras Andréa Palú e Carmen Lúcia Carballo, alunos da Escola profª Hermelinda, fizeram visita ao Horto Florestal para dar continuidade a aula prática na escola de 17-06-10, onde receberam aula sobre a propagação vegetativa em plantas vivas (Alporquia) método ministrado pela profª Vera Lúcia, que teve o apoio de duas estagiárias do curso de Ciências Biológicas.

Os alunos observaram atentamente o procedimento, que consistiu em realizar incisões delicadas no caule com uma lâmina, para em seguida ali ser colocado no corte um palitinho, bem fininho, com o objetivo de manter a abertura bem separada. Logo após, sobre um pequeno saco plástico preto, foram misturadas uma camada de substrato comercial e outra de musgo; essa camada foi fixada no local do corte no caule da planta, com amarras e lá permanecerá por cerca de um mês para enraizamento. O objetivo do procedimento prático foi o de demonstrar umas das técnicas de propagação vegetativa sem agressões para o espécime de origem.


O que é Alporquia?
A alporquia é um método de reprodução de plantas e que consiste em provocar um enraizamento em parte de uma planta adulta ou não. A vantagem de se fazer a alporquia são várias e uma delas é a possibilidade de você encontrar em uma planta adulta, um galho ou uma parte desta planta, que se você conseguir reproduzir ou enraizar, já estará a meio caminho andado para fazer um Bonsai.


Em quais plantas eu posso fazer alporquia?
Cerca de 80% das plantas aceitam o processo de alporquia, neste caso você pode considerar que quase a totalidade das plantas aceitam a alporquia.



Como fazer a alporquia?
Materiais necessários:
Pó de xaxim ou esfagno (um de tipo de musgo que parece estopa encontrado em floras)
Plástico transparente (Para você ver quando surgir as raízes)
Fitilho ou barbante
Faca ou canivete bem afiados.



1 - Com auxilio de um canivete ou faca, retire a casca do ramo no ponto que você deseja que surjam as novas raízes. Você deve retirar 2 cm de largura.


2 - Junte neste local o pó de xaxim ou musgo bem úmidos conforme a figura ao lado. Você deve colocar o dobro do que mostra a figura, em Pó de xaxim ou musgo.



3 - Passe o plástico transparente em volta do do pó de xaxim e amarre bem para manter a umidade constantemente.



4 - Entre 30 a 120 dias (depende da espécie da planta) surgirão novas raízes entre o musgo ou pó de xaxim.

5 - Após o aparecimento das raízes, corte logo abaixo, retire o plástico e plante com muito cuidado em um vaso qualquer, para que aumente a quantidade de raízes.



Quanto tempo é necessário para ocorrer o enraizamento?
A maioria das plantas enraízam entre 30 a 45 dias. O corte ou a separação da planta onde foi feito a alporquia deve ser feito 15 dias após. Algumas demoram em torno de 3 meses e umas poucas entre 6 a 9 meses.



Posso fazer alporquia em qualquer época do ano?
A melhor época para se fazer a alporquia é entre 15 de julho à setembro. Você também pode fazer a alporquia entre 15 de julho à 01 de março. Evite fazer a alporquia entre 01 de abril à 15 de julho. - Agora, se a planta é de fácil reprodução, faça em qualquer época do ano. (Isto para aquelas que enraízam em 30 dias)
Observações:
1 - Quando você retirar a casca, não tenha medo e é preciso que se retire a casca completamente, ou seja, até a parte dura do tronco.
2 - Nunca esqueça de colocar o musgo ou pó de xaxim úmidos.
3 - Depois de enraizado tome cuidado com as primeiras raízes, elas são muito frágeis. Quando for plantar para aumentar a quantidade das mesmas, não aperte a terra, pois poderá ocorrer o rompimento destas raízes frágeis.4 - Depois de enraizado, corte logo abaixo do plástico transparente e plante em um vaso comum. Você só deve plantar em um vaso de Bonsai, quando o Bonsai estiver quase pronto ou pronto.

0 comentários: